Já há algum tempo temos tido notícias de bibliotecas públicas no exterior que entraram de cabeça no empréstimo de livros digitais para atrair o público, oferecendo serviços diferentes do que estamos acostumados e revigorando o seu acervo.

Apesar de o empréstimo de livros físicos ainda ser a prática mais comum, o empréstimo dos e-books traz muitas vantagens como a questão da distância e a da disponibilidade dos livros, em alguns casos. Por outro lado, por ser uma questão relativamente nova, encontramos obstáculos, como a compatibilidade de plataformas de leitura, tanto para o empréstimo quanto para a compra.

No Brasil ainda estamos engatinhando mas já demos alguns passos. Livrarias já investem na venda e no marketing dos e-books, encontramos muitos sites que os disponibilizam gratuitamente (como é caso do Catraca Livre que linka várias possibilidades de download).

Na Biblioteca da PUC-Rio, você tem acesso a alguns e-books: temos a E-brary, que é uma base exclusivamente de e-books e temos alguns outros disponibilizados pelo Portal CAPES e da EBSCO  (esses últimos estão disponíveis através de busca pelo próprio catálogo da biblioteca).

E qual é a sua opinião? Você acredita que um dia teremos uma biblioteca de acervo exclusivamente virtual?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s