A Divisão de Bibliotecas e Documentação (DBD), tem buscado implementar serviços e produtos que auxiliam e ampliam o acesso de pessoas com deficiência aos espaços e recursos disponíveis, tais como:
o Mobiliário adaptado para atendimento a cadeirantes.
o Armários e mesas preferenciais para cadeirantes.
o Plataforma / Elevador para cadeirantes.
o Micros com softwares de acessibilidade para cegos ou usuários com baixa
visão (DOSVOX e NVDA).
o Livros Falados – Fundação Dorina Nowill para Cegos.
o Parceria com o Núcleo de Assistência e Inclusão da Pessoa Deficiente,
NAIPED PUC-Rio, no escaneamento de material para conversão em áudio.
Além dessas ações, a DBD adquiriu em 2019 o scanner e leitor autônomo, SARA CE, que possibilita a digitalização e leitura de materiais impressos de maneira autônoma.
Esse equipamento tem uma câmera posicionada sobre o documento que, automaticamente digitaliza e lê o material impresso, sendo possível também a ampliação do texto em uma tela, para usuários com baixa visão. A tecnologia é extremamente rápida, combina vozes com recursos gráficos, sendo capaz de auxiliar todos os tipos de portadores de deficiências visuais.
O scanner pode ser utilizado por usuários cegos ou com baixa visão sem a necessidade de auxílio, pois o mesmo detecta quando a folha é virada para começar uma nova leitura, além de possuir botões grandes e com Braille. O Sara CE pode digitalizar até 20 páginas por minuto e disponibiliza 18 idiomas com suporte a OCR. O equipamento ainda traz 200 livros clássicos em sua memória.

Apesar de já fornecer diversos recursos e serviços para pessoas com deficiência, a DBD empenha esforços contínuos em ampliar o acolhimento, promovendo ações que facilitem o acesso à informação por parte desses usuários.
Gostaríamos de destacar também alguns sites que possuem ferramentas úteis:
>> https://www.handtalk.me/br/aplicativo
Conta com um aplicativo gratuito para traduzir áudio e escrita do português para libras. Além de possuir materiais com dicas para ajudar instituições a tornarem-se mais acessíveis.
> > http://www.dorinateca.org.br/
A Dorinateca é uma biblioteca virtual vinculada ao instituto Dorina Nowill, em que é possível fazer cadastro como Pessoa Física (com deficiência visual) ou Jurídica (que atenda a deficientes visuais), tendo assim acesso a serviços como: mais de 18 mil títulos em livros Braille, Daisy e livro falado para empréstimo; além de dicionários de português e multilíngue; 3 downloads por mês; acesso por smartphone e tablet e para PJ há a possibilidade de receber doações com livros impressos em Braille.
Para mais informações:
Email: bcentral@dbd.puc-rio.br
chat – página principal da Biblioteca