orcid

 

Desenvolvido por um grupo de publishers internacionais, entre os quais a antiga Thomson Reuters e a Elsevier. Hoje, o ORCID é mantido pela Organização sem fins lucrativos de mesmo nome.

O ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital único, gratuito e persistente, que distingue o pesquisador e resolve o problema da ambiguidade e semelhança de nomes de autores, substituindo as variações de nome por um código numérico. Dessa forma, facilita o registro de informações e automatiza a atualização das publicações e produções.  Além disso, facilita a gestão das atividades acadêmicas e de pesquisa.

Ele foi projetado para ser um identificador ao longo da carreira do pesquisador. Assim, usando um ORCID iD (Open Researcher and Contributor ID) os pesquisadores são facilmente e corretamente conectados com suas atividades, resultados de pesquisa, publicações e instituições.

 

Veja quem já está integrado e utilizando o ORCiD ID:

  • ResearcherID – Web of Science (Clarivate Analytics);
  • Scopus ID – Scopus (Elsevier);
  • Grupos editoriais internacionais: Springer-Nature, PNAS, Emerald, Elsevier, Wiley, PLOS, IEEE, etc;
  • Agências de Fomento: National Institutes of Health – NIH, Research Councils – UK, European Commission, Wellcome Trust, FCT, etc;
  • Currículo Lattes (CNPq);
  • Universidades, Associações e Institutos de Pesquisa: ASTM, Crossref, Datacite, Duke University, Harvard University, OCLC, Stanford University, UNICAMP, UNESP, etc;
  • DOI (Digital Object Identifier): a integração garante a automática atualização de publicações que possuam DOI.
  • Crossref (organização internacional responsável pela atribuição do DOI e metadados associados) está trabalhando com a ORCID na integração dos iDs de mais de 11 mil Financiadores de pesquisa (Open Registry Funder).

 

Como obter seu ORCiD?

REGISTRE-SE 
Obtenha seu identificador ORCID único ou verifique se já tem ORCID.

ADICIONE SUAS INFORMAÇÕES
Inclua informações sobre variações de seu nome, área de pesquisa, palavras-chave, biografia, formação, emprego, financiamentos e trabalhos.

  • Biografia: faça um resumo de sua vida profissional. Adicione as variações de seu nome, palavras-chave que definem seus interesses de pesquisa ou área de atuação, websites, outros identificadores e e-mails.
  • Formação: Preencha as informações de formação.
  • Vínculos: inclua informações sobre vínculos institucionais e/ou empregatícios, atuais ou não.
  • Financiamentos: adicione informações sobre bolsas ou financiamentos recebidos. Habilite a integração com as Agências de Financiamento para garantir a atualização automática de seus projetos financiados em seu ORCID. Utilize o ÜberWizard for ORCID
  • Trabalhos: Inclua os trabalhos de sua autoria. Habilite a integração com outros identificadores como o Crossref DOI, Researcher ID, Redalyc iD e Scopus iD; e garanta a atualização automática de seus trabalhos toda vez que as outras plataformas forem atualizadas; Importe seus trabalhos do Google Scholar para o seu Registro ORCID por meio de upload de arquivo formato BibTex.

 

UTILIZE SEU ORCID iD

  • Inclua o identificador ORCID na forma de link em seu Currículo Lattes;
  • Ao submeter seu artigo para publicação em revistas nacionais e internacionais;
  • Ao solicitar financiamentos e em qualquer fluxo de trabalho de pesquisa para garantir que você obtenha crédito por seu trabalho.

 

Fonte:

https://orcid.org/

http://www.sibi.usp.br/apoio-pesquisador/identificacao-pesquisadores/orcid-2/orcid-caracteristicas/

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s