treinamento-3

Uma pesquisa bem sucedida necessita de uma eficiente estratégia de busca.

Você pode se perguntar, mas o que é isso? Bem, consideramos estratégia de busca o conjunto de termos de pesquisa (descritores, assuntos, palavras-chave…) organizados logicamente com os operadores boleanos e truncadores (AND, NOT, OR, *, ?, entre outros).

Quanto maior o conhecimento do assunto e das fontes, melhor o resultado. Assim como, quanto maior o conhecimento dos recursos de busca das bases de dados utilizadas, melhor a recuperação do resultado.

Uma das mais conhecidas e empregadas pelas bases de dados é a lógica booleana:

AND Intersecção (restringe, tornando o campo de pesquisa mais específico).

OR União (Abrange, tornado o campo de pesquisa com mais opções).

NOT ou AND NOT Exclusão (Restringe o campo de pesquisa).

Vale lembrar que elas devem ser usadas, na maioria das bases de dados, desta forma: AND, NOT, OR (Caixa alta e em inglês).

Vejamos na figura, onde:

1

AND (Intersecção)

Busca somente documentos onde o termo A e B são mencionados no texto, independente da ordem, proximidade ou não.

OR (União)

Busca documentos onde encontram-se os termos A ou B, no mesmo texto ou não. Não sendo necessário ter os dois termos no mesmo documento.

NOT ou AND NOT (Exclusão)

Busca documentos onde, não contém o termo B ou não contém o termo A, dependendo da pesquisa.

Existem outros operadores aceitos por algumas bases.  Como:

Parênteses () Estabelece a ordem nas pesquisas, auxilia em estratégias de busca. Ex.: (education AND elementary) NOT secondary

Aspas ” “ Indica a expressão exata.  Utilize aspas para pesquisar termos que devem ser buscados juntos, exatamente como inserido. Ex.: “higher education”

Coringa ? Substitui um caracter em qualquer posição do termo. Ex.: Bra?il  = Brazil; Brasil

Asterisco * Substitui até 10 caracteres à direita ou à esquerda do termo e/ou radical. Ex.: leader* = leader; leaders; leading; leadership

Algumas bases possuem os operadores de proximidade, que recuperam termos adjacentes, seja na ordem em que são apresentados ou independentes da ordem. Neste caso, podem diferenciar os operadores(NEAR; PRE; WITHIN, PROX, entre outros). Ex.:

NEAR/n Recupera os dois termos adjacentes na ordem que se encontram e permite a ocorrência de “n” termos entre eles (podendo estar antes ou depois). Ex.: market N/2 analysis = market segment analysis; analysis of competitive market

PRE/n ou P/n Recupera os dois termos adjacentes na ordem em que foram inseridos e permite a ocorrência de “n” termos entre eles. Ex.: fiber P/2 glass = fiber glass; fibers with the glass

Além desses recursos, é importante identificar os termos corretos, os mais significativos para o seu tema e/ou uma pergunta bem definida para a sua pesquisa. Converse com seus pares, seu orientador, faça uma lista dos termos específicos e genéricos que você poderá utilizar na sua estratégia.

Uma outra dica importante é sobre o idioma, que dependendo da sua busca, o inglês é o idioma com uma melhor recuperação, já que a maioria da produção científica é nesta língua.

Esperamos que com estas dicas você possa utilizar cada vez mais as fontes de informação disponibilizadas pela Biblioteca, pois quanto mais precisa for a estratégia de busca, melhor será o resultado alcançado.

Em caso de dúvidas, Fale Conosco!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s