6

No período de férias, além do inventário das coleções, realizamos algumas reformas em nosso salão de leitura. O resultado, para aqueles que ainda não vieram conferir pessoalmente, pode ser visto, parcialmente, na foto acima. Adicionamos cerca de 120 novas estações de estudo e agora oferecemos também lounges para uma leitura descontraída. Venha nos visitar e dar sua opinião sobre a nova estrutura!

Já estamos no  fim da segunda semana de um novo período letivo. Aproveitamos para ressaltar algumas informações importantes sobre o Sistema de Bibliotecas da PUC-Rio.

Depois das férias, as Bibliotecas voltaram a funcionar nos seguintes horários:

Biblioteca Central (BC) e Biblioteca Setorial dos Centros de Ciências Sociais e Teologia e Ciências Humanas (BS/CCS-CTCH)

2a. a 6a. feira, de 7:30 às 22:30 e aos sábados de 9:00 às 13:30

Biblioteca Setorial do Centro Técnico Científico (BS/CTC)

2a. a 6a. feira, de 8:30 às 20:30

No  site da Biblioteca,  você encontra diversos serviços e recursos que serão úteis durante toda sua vida acadêmica, tais como:

  • Pesquisa integrada (1) – ferramenta que possibilita a busca, simultânea, em várias fontes de informação disponibilizadas pela Biblioteca: catálogo, e-books, periódicos eletrônicos, Projeto Maxwell etc. Agora com a possibilidade de fazer um filtro para recuperar apenas itens das coleções das Bibliotecas (2);
  • Acesso Usuário (3) – renovação do prazo de empréstimo, reserva de material emprestado, consulta ao histórico de empréstimos, atualização de dados pessoais, entre outras funcionalidades;
  • Press Display (6) –  base de dados de jornais diários do mundo todo, na íntegra, tais como a Folha de São Paulo, The Guardian e Washington Post.
  • Ebrary – bases de livros eletrônicos, na qual é possível fazer download e/ou imprimir parte do conteúdo, ou ainda o livro na íntegra (“empréstimo”) por um determinado período;
  • EndNote (8) – ferramenta para gerenciamento de referências bibliográficas em vários formatos, para ajudá-lo a reunir e organizar as referências dos artigos, papers, etc, na construção do seu trabalho acadêmico.
  • Formulário para Solicitação (9) – para pedidos de artigos, livros, papers e outros materiais bibliográficos, que não façam parte das coleções das Bibliotecas;
  • Fale Conosco (10) – seu canal de comunicação com a Biblioteca, através de telefone, email ou chat.
  • Redes Sociais (11) – siga a Biblioteca no FacebookTwitter e mantenha-se informado. Acompanhe, também, nosso blog. Em breve, disponibilizaremos tutoriais no nosso canal doYouTube
  • Treinamentos (12) – apresentações sobre o uso dos recursos oferecidos pela Biblioteca, com a possibilidade de ser fornecida uma declaração de participação, que poderá ser utilizada como “atividade complementar”.  Contate seu departamento para mais informações;

sitenumerado2

siteservicosnumerado2

Recomendações importantes:

  • Cadastre uma senha para uso na Biblioteca nos balcões de atendimento – ela é necessária em quase todos os serviços, como, por exemplo: efetuar empréstimos, renovações e acesso remoto.
  • Traga sempre a carteirinha da PUC quando vier a Biblioteca – ela agiliza seu atendimento.
  • Mantenha seus dados pessoais atualizados.

Estamos à disposição para atendê-los e melhor informar sobre cada um dos recursos citados acima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s