No período de férias, além do inventário das coleções, realizamos algumas reformas em nosso salão de leitura. O resultado, para aqueles que ainda não vieram conferir pessoalmente, pode ser visto, parcialmente, na foto acima. Adicionamos cerca de 120 novas estações de estudo e agora oferecemos também lounges para uma leitura descontraída. Venha nos visitar e dar sua opinião sobre a nova estrutura!
Já estamos no fim da segunda semana de um novo período letivo. Aproveitamos para ressaltar algumas informações importantes sobre o Sistema de Bibliotecas da PUC-Rio.
Depois das férias, as Bibliotecas voltaram a funcionar nos seguintes horários:
Biblioteca Central (BC) e Biblioteca Setorial dos Centros de Ciências Sociais e Teologia e Ciências Humanas (BS/CCS-CTCH)
2a. a 6a. feira, de 7:30 às 22:30 e aos sábados de 9:00 às 13:30
Biblioteca Setorial do Centro Técnico Científico (BS/CTC)
2a. a 6a. feira, de 8:30 às 20:30
No site da Biblioteca, você encontra diversos serviços e recursos que serão úteis durante toda sua vida acadêmica, tais como:
- Pesquisa integrada (1) – ferramenta que possibilita a busca, simultânea, em várias fontes de informação disponibilizadas pela Biblioteca: catálogo, e-books, periódicos eletrônicos, Projeto Maxwell etc. Agora com a possibilidade de fazer um filtro para recuperar apenas itens das coleções das Bibliotecas (2);
- Acesso Usuário (3) – renovação do prazo de empréstimo, reserva de material emprestado, consulta ao histórico de empréstimos, atualização de dados pessoais, entre outras funcionalidades;
- Bases de Dados (4)/Portal CAPES (5)- com milhares de artigos acadêmicos em texto completo;
- Press Display (6) – base de dados de jornais diários do mundo todo, na íntegra, tais como a Folha de São Paulo, The Guardian e Washington Post.
- Proquest Dissertations & Theses (7) – base de dados com dissertações e teses estrangeiras, em texto completo;
- Ebrary – bases de livros eletrônicos, na qual é possível fazer download e/ou imprimir parte do conteúdo, ou ainda o livro na íntegra (“empréstimo”) por um determinado período;
- EndNote (8) – ferramenta para gerenciamento de referências bibliográficas em vários formatos, para ajudá-lo a reunir e organizar as referências dos artigos, papers, etc, na construção do seu trabalho acadêmico.
- Formulário para Solicitação (9) – para pedidos de artigos, livros, papers e outros materiais bibliográficos, que não façam parte das coleções das Bibliotecas;
- Fale Conosco (10) – seu canal de comunicação com a Biblioteca, através de telefone, email ou chat.
- Redes Sociais (11) – siga a Biblioteca no Facebook e Twitter e mantenha-se informado. Acompanhe, também, nosso blog. Em breve, disponibilizaremos tutoriais no nosso canal doYouTube
- Treinamentos (12) – apresentações sobre o uso dos recursos oferecidos pela Biblioteca, com a possibilidade de ser fornecida uma declaração de participação, que poderá ser utilizada como “atividade complementar”. Contate seu departamento para mais informações;
- Acesso Remoto (13) – permissão para acessar, de máquinas fora do campus, através de uma configuração feita no navegador, os recursos disponíveis no site da Biblioteca, limitados aos IPs da PUC-Rio, como: Portal CAPES e bases de dados, entre outros.
Recomendações importantes:
- Cadastre uma senha para uso na Biblioteca nos balcões de atendimento – ela é necessária em quase todos os serviços, como, por exemplo: efetuar empréstimos, renovações e acesso remoto.
- Traga sempre a carteirinha da PUC quando vier a Biblioteca – ela agiliza seu atendimento.
- Mantenha seus dados pessoais atualizados.
Estamos à disposição para atendê-los e melhor informar sobre cada um dos recursos citados acima.